por João Pedro de Carvalho
Nessa primeira sessão, os delegados fizeram seu discurso inicial expondo a posição de seus respectivos países quanto ao tráfico de pessoas e quanto a estratégia de combate a esse problema. Entre as soluções propostas, podemos destacar iniciativas para conscientizar a população internacional através do uso da mídia, a criação de leis mais rígidas, a fiscalização mais severa, uma rede de proteção às vítimas, a criação de uma acordo multilateral e até mesmo, em alguns casos, a pena de morte.
Também foram destacadas as questões de dificuldade financeira nos países mais pobres e da necessidade de combate ao problema, em curto e longo prazo. Outro assunto tratado foi a atuação dos blocos econômicos no combate ao tráfico de pessoas, a questão da estabilidade política, econômica e monetária e os reflexos desses aspectos no combate ao tráfico de humanos.
ONGs de atuação internacional também foram citadas, sendo consideradas um fator essencial para a resolução da questão. No fim dessa primeira sessão, foi divulgada uma agenda com o intuito de organizar o debate a partir da segunda sessão, que começou às 10h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário